Página inicial > Notícias > Projeto-piloto

Projeto-piloto

Publicado: Quarta, 24 de Maio de 2023, 07h11 | Última atualização em Quarta, 24 de Maio de 2023, 08h32

Ciência da Computação desenvolve fechadura biométrica

IMG 20230522 110840853 HDRTrês estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Passos estão trabalhando em um projeto-piloto de fechadura biométrica. Sob a coordenação do professor João Paulo de Toledo Gomes, os alunos do 5º período Gustavo Mendonça, Gabriel Ângelo e Pedro Barbosa instalaram o equipamento na porta do Espaço Maker, laboratório multidisciplinar de projetos de inovação.

João Paulo contou que o projeto já existia e, após conseguir os três estudantes voluntários para atuarem no espaço, resolveram tirar a ideia do papel. Eles levaram três dias para desenvolverem a fechadura. Realizaram os testes e adaptações e ela já se encontra em funcionamento. "Está funcional, já estamos acessando o laboratório, e eles ainda irão aprimorar alguns detalhes, como sistema de cadastro, local para armazenamento de digitais e histórico de acesso", divulgou o docente.

Para o estudante Pedro, o projeto colabora com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional e traz satisfação por contribuir com soluções inovadoras para o campus. "Sinto-meIMG 20230522 110946437 satisfeito por fazer parte desse projeto, especialmente ao perceber o crescente interesse despertado no Espaço Maker. É comum alunos se aproximarem para saber mais sobre o que estamos desenvolvendo e como tudo funciona. Além disso, fico motivado ao imaginar a utilidade que o projeto poderá ter dentro do campus quando estiver concluído, mesmo que o processo de desenvolvimento e aprimoramento exija ciclos complexos", destacou o discente.

Caso o projeto seja estendido para os demais setores e laboratórios do campus, além da questão de segurança e praticidade, a instituição teria uma economia considerável, pois, em comparação com as fechaduras de mercado, o projeto custou menos da metade. "Gastamos menos de R$300,00 para fazer. Uma de mercado está na faixa dos R$900,00. Sem contar que seria uma boa oportunidade para reduzir os problemas de chaves no campus e a agilidade nas trocas de salas e laboratórios", ressaltou João Paulo.

.