Projeto-piloto

Ciência da Computação desenvolve fechadura biométrica

IMG 20230522 110840853 HDRTrês estudantes do curso de Bacharelado em Ciência da Computação do IFSULDEMINAS - Campus Passos estão trabalhando em um projeto-piloto de fechadura biométrica. Sob a coordenação do professor João Paulo de Toledo Gomes, os alunos do 5º período Gustavo Mendonça, Gabriel Ângelo e Pedro Barbosa instalaram o equipamento na porta do Espaço Maker, laboratório multidisciplinar de projetos de inovação.

João Paulo contou que o projeto já existia e, após conseguir os três estudantes voluntários para atuarem no espaço, resolveram tirar a ideia do papel. Eles levaram três dias para desenvolverem a fechadura. Realizaram os testes e adaptações e ela já se encontra em funcionamento. "Está funcional, já estamos acessando o laboratório, e eles ainda irão aprimorar alguns detalhes, como sistema de cadastro, local para armazenamento de digitais e histórico de acesso", divulgou o docente.

Para o estudante Pedro, o projeto colabora com o seu desenvolvimento acadêmico e profissional e traz satisfação por contribuir com soluções inovadoras para o campus. "Sinto-meIMG 20230522 110946437 satisfeito por fazer parte desse projeto, especialmente ao perceber o crescente interesse despertado no Espaço Maker. É comum alunos se aproximarem para saber mais sobre o que estamos desenvolvendo e como tudo funciona. Além disso, fico motivado ao imaginar a utilidade que o projeto poderá ter dentro do campus quando estiver concluído, mesmo que o processo de desenvolvimento e aprimoramento exija ciclos complexos", destacou o discente.

Caso o projeto seja estendido para os demais setores e laboratórios do campus, além da questão de segurança e praticidade, a instituição teria uma economia considerável, pois, em comparação com as fechaduras de mercado, o projeto custou menos da metade. "Gastamos menos de R$300,00 para fazer. Uma de mercado está na faixa dos R$900,00. Sem contar que seria uma boa oportunidade para reduzir os problemas de chaves no campus e a agilidade nas trocas de salas e laboratórios", ressaltou João Paulo.

.