Academia do campus

Academia do campus ganha novos equipamentos

WhatsApp Image 2023 01 23 at 09.52.48Os apreciadores de um bom treino de musculação podem comemorar: a academia do IFSULDEMINAS - Campus Passos acabou de receber, neste mês de janeiro, diversos novos aparelhos para aquela atividade física mais completa. São 14 equipamentos, como leg press 45º e 180º, flexora deitada, graviton, remada baixa, crossover, entre outros. Além disso, o espaço contará agora com mais três bicicletas ergométricas e outros itens complementares como barra, corda naval e halteres.

De acordo com o coordenador do setor de Infraestrutura, Transportes e Serviços, Felipe Palma da Fonseca, a compra desses equipamentos possibilitará atender treinos mais completos, tendo em vista que faltavam muitos aparelhos, o que era reclamação de muitos usuários. "Acredito que também é poder atender a ideia principal que é dar oportunidade para aquele aluno que não tem condição de pagar uma academia particular, melhorando sua saúde e sua qualidade de vida. Também será possível dar suporte às aulas de Educação Física e aos treinos dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) e dos Torneios Intercolegiais (TICO), melhorando, dessa forma, a performance dos alunos".

O estagiário de Educação Física, Iron Lopes, contou que atualmente orienta uma média de 30 alunos. Esses treinos acontecem três vezes por semana e são específicos para o vôlei. Peterson de Faria, estudante do curso Técnico em Comunicação Visual, faz parte desse grupo. Frequentador da academia há quatro meses, ele comemorou a chegada dos equipamentos, destacando que agora "consegue trabalhar melhor todos os grupos musculares e com variações entre os exercícios". O esportista contou, ainda, sobre os objetivos em relação à atividade física. "No começo, eu treinava para aumentar o desempenho nos esportes, principalmente no vôlei, já que jogava no campus. Atualmente, o foco está mais para o ganho de massa muscular, mesmo que ainda tenha olhos para os esportes".

Segundo Felipe, o uso da academia é permitido somente para servidores, terceirizados e alunos maiores de 18 anos. Para a utilização dos menores de idade (alunos dos cursosWhatsApp Image 2023 01 23 at 09.52.47 1 técnicos Integrados ao Ensino Médio), só é possível desde que estejam acompanhados do professor ou estagiário de Educação Física. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 05h30 às 06h50 e das 15h às 22h. Para utilização, os interessados deverão informar o nome na portaria do campus.

O investimento total na compra de todos esses materiais foi de aproximadamente R$ 109 mil, sendo o recurso oriundo de emendas parlamentares. "Ainda está prevista a chegada de equipamentos de academia ao ar livre, os quais serão instalados no Complexo Esportivo da Paineira, e poderão ser utilizados por toda a comunidade", adiantou.