Oficinas legislativas

Alunos apresentam propostas legislativas na plataforma E-cidadania

Durante o segundo semestre de 2022, o professor de Políticas Educacionais do Campus Passos, Rodrigo Nascimento, realizou, com os estudantes do 6º período do curso de Licenciatura em Matemática, oficinas legislativas que resultaram em duas ideias submetidas à plataforma E-Cidadania, mantida pelo Senado Federal.

O docente contou que, nos últimos anos, tem se preocupado em reservar alguma dimensão prática no curso e um caminho interessante tem sido a página do portal e-cidadania, que trata-se de um espaço promovido pelo Senado no sentido de estimular a participação política da sociedade civil nas atividades do legislativo federal. "O portal dá a possibilidade de qualquer cidadão propor uma “ideia legislativa” que, se apoiada por 20 mil pessoas, é encaminhada aos cuidados de um senador para que se avalie a pertinência de se transformar aquela ideia legislativa em projeto de lei. Algumas leis já promulgadas no país tiveram esta origem como, por exemplo, leis relacionadas ao ensino de libras e o combate à corrupção".

Ainda de acordo com Rodrigo, hoje em dia, o próprio portal e-cidadania estimula a prática de atividades didáticas com alunos da educação básica e do ensino superior com propostas de como fazer esta atividade a partir de material didático disponível no site. A partir dele, os alunos fizeram algumas “oficinas legislativas” as quais tiveram como resultado duas ideais legislativas que foram submetidas à plataforma. Confira clicando abaixo:

1. Comemorar o dia Nacional da Matemática realizando eventos para a comunidade escolar

2. Disponibilização de jogos didáticos diversos para o ensino de matemática nas escolas