Desfile

Técnico em Produção de Moda organiza desfile "Brasil, terra de todos"

1 DSC 0098Para encerrar o ano com chave de ouro, os estudantes do 3º ano do curso Técnico Integrado em Produção de Moda prepararam um desfile que abordou os temas Racismo, Feminismo, Homofobia, Inclusão, Justiça e Educação. De acordo com a professora Vanessa Mayumi Io, os looks do evento foram desenvolvidos com roupas de acervo pessoal dos alunos e algumas parcerias com lojas da cidade. As temáticas foram escolhidas a partir de discussões em sala de aula. "Com base em desfiles que abordam assuntos atuais, tais como desfiles-informativos e desfiles-manifesto, eles se entusiasmaram e resolveram trazer, para a comunidade, esses assuntos tão presentes".

O estudante João Victor de Paula Santos, pertencente ao grupo do Racismo, contou como foi a produção e o objetivo do desfile. "Cada grupo quis narrar uma história. Nós utilizamos roupas de nosso acervo pessoal e acrescentamos pintura e estêncil. Dessa forma, mostramos a trajetória, da escravidão ao movimento negro atual.  Acredito que vai atingir muita gente, que é o nosso foco".

Para a estudante Pâmela Silva dos Reis, os temas são válidos, pois nem todo mundo tem acesso a eles 1 DSC 0028nas escolas e essa é uma oportunidade das pessoas conhecerem e refletirem."O desfile narra todos os focos e alguns grupos trazem pequenas frases antes de cada modelo entrar, a fim de direcionar o público e fazê-lo pensar.

Na temática justiça, por exemplo, abordamos o poder dentro dela. Escolhemos representar a classe média, um lado que consegue exercer um poder maior de persuasão. Optamos então por caracterizar o personagem com uma roupa mais fina, uma vestimenta mais social, como um terno e um vestido longo".

Além do desfile, realizado no dia 13 de dezembro, na Praça Geraldo da Silva Maia (Praça do Rosário), os alunos organizaram também um teatro com as temáticas do desfile, que reuniu servidores e população em geral.

Confira mais fotos do desfile!

14/12/2018