Pronatec - Campus Passos

INFORMAÇÕES | CURSOS

O que é o PRONATEC ?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

Quais seus objetivos?

Expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional presencial e a distância; construir, reformar e ampliar as escolas que ofertam educação profissional e tecnológica nas redes estaduais; aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do ensino médio.

Como participar?

Para participar o candidato não precisa realizar provas, basta possuir o Cadastro Único (CadÚnico) em Programas Sociais do Governo Federal e, entrar em contato com qualquer um dos Centros de Referência de Assistência Social - CRAS da cidade ou a Secretaria de Promoção Social. Também quem estiver recebendo ou dando entrada no Seguro-Desemprego , procurar o Sine/Uai da cidade.

Quem pode participar?

Público prioritário (Portaria 1007, de 09 de outubro de 2013):

I- estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;

II - trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores,aquicultores, extrativistas e pescadores

III - beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda entre outros que atenderem a critérios especificados no âmbito do Plano Brasil sem Miséria;

IV - pessoas com deficiência;

V - povos indígenas, comunidades quilombolas e outras comunidades tradicionais;

VI - adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas;

VII - trabalhadores beneficiários do Programa do Seguro-Desemprego, considerados reincidentes, nos termos do Decreto nº 7.721, de 16 de abril de 2012;

VIII - públicos prioritários dos programas do governo federal que se associem à Bolsa-Formação e

IX - estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.

Obs:

Sobrando vagas, a inscrição poderá ser feita por qualquer pessoa através do site do PRONATEC: http://pronatec.mec.gov.br

O aluno matriculado recebe gratuitamente auxílio para alimentação, transporte e material didático.

Idade mínima: 15 anos

Mais informações podem ser obtidas no site http://pronatec.mec.gov.br

Coordenação:

Clayton Silva Mendes
(Coordenador do PRONATEC no Campus Passos)

Horário de Atendimento - Coordenações PRONATEC/2016