2

A criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica marcou a história da educação no Brasil com a união de 31 Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), 75 Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), 39 Escolas Agrotécnicas, 7 Escolas Técnicas Federais e 8 escolas vinculadas à universidades.

A consolidação da rede no Sul de Minas emergiu de três antigas Escolas Agrotécnicas localizadas em Machado, Muzambinho e Inconfidentes. Em 2010, o Campus Passos passou a integrar a Rede Federal como polo, após o convênio entre a Prefeitura de Passos e o IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. O primeiro processo seletivo ocorreu em 26 de Junho e as aulas tiveram início em 2 de agosto do mesmo ano.

A unidade deu início ao processo para se transformar definitivamente em campus em 2011, quando foram nomeados os primeiros docentes efetivos. No mesmo ano, foi realizada a 1º audiência pública para verificar a demanda de cursos a serem ofertados pela instituição. A aquisição de um terreno de 10.000 m² garantiu a implantação definitiva do Instituto Federal no município, o funcionamento do prédio administrativo e a construção de um Refeitório no Campus.

Cursos

Os cursos criados a partir de audiência pública, Técnico em Informática, Enfermagem, Vestuário e Comunicação Visual, tiveram seu primeiro processo seletivo em 2012. A partir do 2º semestre, a instituição começou a oferecer também os cursos Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Em meados de Julho, o Campus Passos obteve a portaria de funcionamento publicada pelo MEC, no Diário Oficial da União.

Receberam a placa de inauguração do campus, marcando oficialmente em 5 de dezembro de 2012, o início das atividades do Campus Passos, o reitor do IFSULDEMINAS na época, Sérgio Pedini, e o então diretor-geral, Juvêncio Geraldo de Moura.

Em 2013, o campus recebeu a primeira turma do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A instituição passou a contar com um prédio próprio para a Biblioteca, área ampla para a leitura, sala para estudos em grupo, computadores com acesso à internet e periódicos. O IFSULDEMINAS investiu em novos laboratórios e equipou os existentes. Ampliou sua frota, com uma van e um ônibus para dar suporte às viagens técnicas de estudantes e docentes.

O Campus Passos recebeu no dia 26 de novembro de 2013 o prêmio “Sucesso Empresarial”, organizado pela Fesp, Folha da Manhã e ACIP, em reconhecimento por sua seriedade e atuação na categoria ensino técnico.

A instituição está em ritmo de obras e contará a partir de 2015, com mais um prédio pedagógico, que dispõe de 24 novas salas de aulas, garantindo de forma estruturada o desenvolvimento do campus. O corpo docente do campus tem em sua composição, mais 70% de profissionais com qualificação em nível de mestrado e doutorado.

1

Localização: Rua Mário Ribola, 409, bairro Penha II – 37903-358

• Telefones:

Recepção: (35)3526-4856

Horários de atendimento: clique aqui para visualizar