Urgência e Emergência

Estudantes de Enfermagem realizam visita técnica no SAMU e no Corpo de Bombeiros de Varginha

IMG 3271Acompanhados da professora Heloísa Turcatto Faria, os estudantes do terceiro módulo do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS - Campus Passos realizaram visita técnica ao SAMU (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macrorregião do Sul de Minas) e ao 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais de Varginha/MG.

No SAMU, os alunos assistiram a uma palestra em que foram abordadas algumas leis que regulamentam os serviços de urgência e emergência no Brasil, o que é e como funciona a Central de Regulação Médica, como o CISSUL-SAMU funciona e sua área de abrangência. Logo depois, foi realizado um treinamento teórico-prático sobre atendimento inicial ao trauma e parada cardiorrespiratória, consolidando, ainda mais, o conhecimento que os alunos possuem a respeito.

De acordo com Heloísa, a visita-guiada às ambulâncias do SAMU possibilitou observar, na prática, como os veículos estão organizados para o atendimento das urgências e emergências no ambiente pré-hospitalar. Já a visita à Central de Regulação Médica trouxe um pouco de conhecimento acerca de como funciona o atendimento a um chamado de urgência emergência e toda a logística para o despacho de uma ambulância para esse atendimento.

No Corpo de Bombeiros, a turma foi recepcionada pelos tripulantes do Aeromóvel (Arcanjo), os quais explicaram todo o funcionamento do serviço de transporte aéreo de pacientesIMG 3288 graves, ou seja, como o helicóptero funciona, como os equipamentos para atendimento estão organizados na aeronave e como é feito o atendimento.

"Esse tipo de visita técnica é fundamental para ampliar o conhecimento dos nossos alunos sobre o atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência, sendo um dos diversos serviços em que o Técnico em Enfermagem pode atuar", destacou a professora.