NAF

Campus Passos abriga novo Núcleo de Apoio Fiscal da Receita Federal

IMG 20230503 210845380 HDRNessa quarta, 03 de maio, às 19h, foi inaugurado o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) da Receita Federal do Brasil (RFB) no IFSULDEMINAS - Campus Passos. A solenidade marcou o acordo de cooperação que levará, por meio do curso de Administração, assistência fiscal gratuita às pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais, organizações da sociedade civil e pequenos proprietários rurais. A cerimônia contou com a presença de representantes da RFB, do IFSULDEMINAS, do SEBRAE, além de integrantes de empresas e órgãos públicos.

De acordo com o diretor-geral do Camus Passos, professor Juliano Caliari, as instituições de ensino são frequentemente procuradas pela RFB para se tornarem uma Unidade de Apoio das ações realizadas por ela nos municípios e o IFSULDEMINAS, em razão das parcerias, e também por ofertar o curso de Administração, também foi convidado. "Entendemos que a abertura de um NAF em nosso campus pode ser uma importante oportunidade aos estudantes, por contribuir com a formação deles, e também interessante por dar visibilidade às nossas ações e fortalecer essa parceria para projetos futuros com a RFB".

Segundo a RFB, além de disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania naIMG 20230503 211047046 HDR sociedade, o objetivo da implantação dos NAFs é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos.

"Além dos atendimentos que trazem a sociedade para o nosso campus, também são importantes os treinamentos, cursos e palestras que a RFB ofertará para a instituição e beneficiando, com essa parceria, nossos alunos e servidores", ressaltou o coordenador do curso de Administração, Júlio Cézar da Silva.

Os atendimentos do NAF serão realizados de forma presencial ou remota. Os contribuintes que necessitarem de orientação com o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), regularização de pendências no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou de abertura/encerramento do Microempreendedor Individual (MEI) poderão procurar o IFSULDEMINAS - Campus Passos (Rua da Penha, 209, Penha II), às quartas e quintas-feiras, das 16h às 18h, ou via e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Atualmente, 12 estudantes de Administração estão envolvidos no projeto.

Núcleo de Apoio Fiscal

O programa NAF da Receita Federal, em parceria com as instituições de ensino, já ultrapassa a marca de 500 unidades em funcionamento em todo o Brasil, se consolidando como iniciativa efetiva de ensino-aprendizagem, responsabilidade social e cidadania. Essa iniciativa não acontece somente no Brasil, alcançando outros países sul-americanos que, por meio de suas administrações tributárias e, apoiados pela Receita Federal, realizam esse programa em cooperação com centenas de instituições de ensino nesses países.

Reconhecimento

336498289 1506464676547599 6501765501491757731 nNo dia 2 de março, a Receita Federal (DRF - Varginha/MG) promoveu um evento para homenagear os servidores que se destacaram em 2022 no exercício de suas atividades, os projetos do Programa Além do Horizonte, os Pontos de Atendimento Virtual (PAVs) e os Núcleos de Apoio Fiscal (NAFs). O IFSULDEMINAS - Campus Passos recebeu o reconhecimento pelo projeto  "Monitoramento RSSF - Supervisório gratuito ScadaBr" (programa Além do Horizonte), liderado pelo professor João Paulo de Toledo Gomes, e pela categoria novo Núcleo de Apoio Fiscal (NAFs). Participaram da solenidade o diretor-geral do campus, professor Juliano Caliari, o professor João Paulo de Toledo Gomes e o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila.