Federal FM

Rádio Educativa Federal FM - IFSULDEMINAS - Campus Passos

chamadaprogramaçaoA Rádio Educativa do IFSULDEMINAS - Campus Passos, a Federal FM, convida todos os estudantes do campus a apresentarem ideias para o novo programa da emissora.

A coordenação pede que os interessados montem suas equipes, de até três pessoas, e enviem, até o dia 20 de julho, a proposta para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O professor Tiago Nunes Severino reforça que aluno de qualquer curso pode participar, ou seja, "todas as ideias são bem-vindas"!

O programa pode ter duração de 15, 30 ou 45 minutos. Nesta primeira fase, ele será gravado no formato de temporada. Por isso, os participantes já devem indicar o número de episódios que o programa poderá ter.

Hoje a Rádio opera online, pois depende de liberação do Ministério das Comunicações. A previsão é que as gravações comecem a partir de agosto. Dessa forma, a coordenação irá elaborar uma agenda junto com cada equipe e então será publicada a grade de programação oficial.

SOBRE A FEDERAL FM

A Federal FM é uma emissora do IFSULDEMINAS - Campus Passos. A proposta dela é levar à comunidade conteúdo musical, informativo e programas de entretenimento de qualidade. Sua política de programação segue os princípios e valores que norteiam os veículos públicos de radiodifusão: diversidade, pluralidade e universalidade. Ou seja, os programas devem ser capazes de atender o conjunto diverso da população.

A ideia para abertura da emissora começou em 2013, quando o professor Tiago Severino iniciou tratativas junto ao Ministério das Comunicações para abertura de canal de rádio educativa na cidade de Passos. A partir dos seus pedidos, a Anatel liberou o canal 106,3 em Frequência Modulada. Em 2014, por orientação do professor, a direção do campus enviou uma manifestação de interesse ao Ministério para que o canal fosse incluído no Plano Nacional de Outorgas (PNO). No ano seguinte, o PNO foi aberto, o campus candidatou-se e foi contemplado. Até o presente momento, o processo tramita dentro do Ministério ainda sem prazo definido para encerramento.

Apesar do canal não ter sido liberado, devido a demanda dos estudantes e necessidade do curso de Produção Publicitária, o professor iniciou ações para colocar no ar uma emissora online que pode ser acessada via navegador web ou por aplicativo próprio (ainda a ser desenvolvido). O importante desta fase é estruturar a emissora e produzir conteúdo. Quando houver a liberação da outorga de modo definitivo, o campus já estará estruturado com uma rotina de produção radiofônica consolidada e conteúdo já sendo veiculado online. A intenção é que toda geração de conteúdo da rádio seja feita exclusivamente por estudantes com apoio de professores e profissionais da área técnica.

Leia mais: Carta de Princípios da Federal FM | O que é Radiodifusão Educativa?

27/06/2018