Receita Federal concede homenagens ao Campus Passos por projetos e parcerias

1DUq58A8FR86AMA Receita Federal (DRF - Varginha/MG) promoveu, no dia 2 de março, um evento para homenagear os servidores que se destacaram em 2022 no exercício de suas atividades, os projetos do Programa Além do Horizonte, os Pontos de Atendimento Virtual (PAVs) e os Núcleos de Apoio Fiscal (NAFs). O IFSULDEMINAS - Campus Passos recebeu o reconhecimento pelo projeto  "Monitoramento RSSF - Supervisório gratuito ScadaBr" (programa Além do Horizonte), liderado pelo professor João Paulo de Toledo Gomes, e pela categoria novo Núcleo de Apoio Fiscal (NAFs). Participaram da solenidade o diretor-geral do campus, professor Juliano Caliari, o professor João Paulo de Toledo Gomes e o reitor do IFSULDEMINAS, professor Cléber Ávila.

"Eu me sinto honrado pela oportunidade de ter feito parte desse projeto e representar o IFSULDEMINAS neste relevante programa que tem, além da parceria com a Receita Federal, diversas universidades participantes, o que mostra a importância e o reconhecimento das instituições públicas para nossa região. Nossa função social é demonstrada no resultado deste projeto e afeta uma cadeia produtiva alimentar importante nas cidades do interior. Muitas vezes os pequenos agricultores não têm acesso à tecnologias voltadas para o campo, que possa melhorar sua produção e reduzir custos, sem contar que deixamos de contaminar o solo com o resíduo eletrônico que era depositado com as apreensões dessas tv box, então o resultado é muito importante quando avaliamos todos os aspectos de impacto e o principal é que atendemos boa parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030 da ONU. O fato de a RFB reconhecer os esforços de toda uma equipe de trabalho envolvida e, sobretudo a nós professores, foi extraordinário. E o momento da homenagem injeta um ânimo fora do comum para seguirmos em frente na atuação em prol da sociedade", ressaltou João Paulo.

O PROGRAMA

O Programa "Além do Horizonte" teve início na DRF/Varginha em 2021. O primeiro resultado do programa foi a transformação de 745 aparelhos de TV Box emU Cqxov17k9sgm minicomputadores para doação a oito cidades de Minas Gerais. Desde o início, o Programa com a participação da DRF/Uberlândia e é realizado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla), com o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Desde então, essa inciativa tem sido replicada em todo o país, com a participação de outras instituições de ensino, regiões fiscais e unidades da Receita Federal. Tornou-se um programa nacional na Receita Federal em dezembro de 2022.

As premiações foram acompanhadas por três palestras: com a gerente Nacional do NAF analista tributária Ana Paula Sacchi Kuhar, com o representante de cidadania fiscal da 6ª Região Fiscal Sérgio Mascarenhas e por fim, com o Delegado Adjunto da Alfândega de Belo Horizonte, auditor-fiscal Rodrigo Mineiro, que falou sobre a Aduana brasileira.

Informações: Receita Federal - Varginha/MG