Mídias e Educação

Pós em Mídias e Educação realiza aula aberta

Professor Alexsandro Silva durante a sua apresentaçãoO curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias e Educação do IFSULDEMINAS – Campus Passos realizou, no último sábado, 4 de março, a Aula Aberta do primeiro semestre de 2023, organizada pelo coordenador do curso Danilo Vizibeli com o apoio do vice-coordenador professor Diogo Kawano, dos demais professores do curso e da tutora Lúcia Neto. O evento foi realizado de forma on-line com transmissão pelo YouTube em parceria com o Canal Intertexto: Linguagem e Discurso, projeto também desenvolvido pelo coordenador Danilo.

A aula reuniu temas a respeito da interface Comunicação e Educação no sentido de explorar a diversidade, a reflexão crítica e a educação para os meios de comunicação através dos seus múltiplos sujeitos, entre eles a mídia e a escola. O primeiro a se apresentar foi o convidado professor doutor Alexsandro de Souza e Silva, professor do curso de História da UEMG, com a temática “Compreender o filme, desmascarar o rascismo”. O professor Alexsandro fez a indicação de diversos longas e curta-metragens produzidos por cineastas pretos tanto internacionais como brasileiros para discutir a diversidade racial nas mídias, principalmente a audiovisual, e como educadores podem trabalhar esta temática na sala de aula por meio dos filmes indicados.

A segunda apresentação contou com o aluno do curso de Pós em Mídias e Educação, o jornalista Rafael Castro que atua como repórter de rede da EPTV deJornalista Rafael Castro durante reportagem educativa que foi exibida no Jornal Nacional e foi apresentada durante a live São Carlos, produzindo reportagens sobre a região para o Jornal Nacional e Fantástico e outros produtos midiáticos da TV Globo. Rafael apresentou sua experiência como repórter e como atua em pautas educativas fazendo com que a produção jornalística também possa ser utilizada para material de análise e prática em sala de aula.

Os alunos do curso e o público externo que acompanharam a Aula Aberta ficaram motivados e destacaram a importância dos conteúdos abordados. A discente Vanessa Ohara Barros e Silva comentou: “Foi maravilhosa toda a partilha de conhecimento”. A diretora de Desenvolvimento Educacional do Campus Passos, professora Bruna Bárbara Santos Bordini acompanhou a transmissão e ressaltou: “Quanta riqueza de conhecimentos, experiências e importantes reflexões nesta manhã de sábado”.