Núcleo Incubador Passos

Representantes dos projetos selecionados assinam contratos no Núcleo Incubador do campus

WhatsApp Image 2023 05 16 at 20.23.39 1No dia 16 de maio, foi realizada a assinatura dos contratos dos programas de pré-incubação e incubação dos projetos selecionados no primeiro edital do Núcleo Incubador - INCETEC Passos.

Os empreendedores foram recebidos pelos professores do curso de Administração, João Francisco e Gustavo Valadares, e pelo gerente da INCETEC, Marcelo Proença. Os bolsistas Suzana, Hernani e Gabriela também estiveram presentes. Na oportunidade, também foi apresentada a metodologia CERNE para estímulo de empreendimentos em estágio de pré-incubação e incubação.

Incubadora de Empresas avalia projetos para o programa

b1ab7bf9 ca2b 42bc a48f d435c97061d9Na última terça-feira, 18 de abril, ocorreram, no IFSULDEMINAS - Campus Passos, as bancas de avaliação de projetos para o programa de pré-incubação e incubação da Incubadora de Empresas INCETEC. Elas tiveram início às 14h com avaliação dos projetos pelos professores do curso de Administração, João Francisco e Gustavo Valadares. Também esteve presente a analista do SEBRAE de Passos Karina Rocha.

Os oito projetos apresentados pelos candidatos foram de múltiplas áreas do conhecimento: administração, computação, moda e serviços. Candidataram-se alunos e egressos do Campus Passos. Além disso, a incubadora também recebeu propostas de candidatos externos ao campus. Dos oito projetos cadastrados, cinco foram aprovados.

O professor João Francisco avaliou que o edital foi um sucesso, tendo em vista o alcance proporcionado e a quantidade de propostas inscritas. "Para 2024, será lançado outro edital para os programas de pré-incubação e incubação", adiantou. Outro aspecto ressaltado pelo docente foi a participação dos estudantes de Administração no processo de avaliação das propostas e nas candidaturas, o que reforça as ações de extensão do curso.

Incubadora de Empresas do campus abre edital para seleção de propostas

• Resultado parcial e convocação: acesse

Incubadora de Empresas do campus abre edital para seleção de propostas

A Incubadora de Empresas Mista – INCETEC, por meio do Núcleo Incubador Passos, torna público o Edital 01/23, com inscrições abertas de 06 de março a 09 de abril, exclusivamente por meio deste formulário eletrônico.

Serão disponibilizadas três vagas para propostas a serem Pré-Incubadas ou Incubadas, a depender da maturidade apresentada, visando o desenvolvimento de produtos e/ou serviços, prioritariamente de base tecnológica e/ou que envolvam negócios de impacto, com alto valor agregado, preferencialmente nas áreas dos cursos do IFSULDEMINAS – Campus Passos, buscando a solução de problemas ou desafios sociais e ambientais e o desenvolvimento do ecossistema regional.

Poderão concorrer propostas de equipes:

a. de aluno(s) dos cursos regulares matriculados nessa instituição;
b. de egresso(s) do IFSULDEMINAS – Campus Passos (ex-alunos);
c. de empreendedores externos, sem vínculo institucional ;
d. servidores (docentes e TAEs) do IFSULDEMINAS - Campus Passos.

Todas as equipes deverão ter um responsável, que será o responsável legal pela empresa, bem como pela entrega de documentos e relatórios. As ideias ou propostas deverão ser formalizadas através do formulário eletrônico de Inscrição para a pré-incubação ou incubação, conforme descrito no item 2.1 do edital, e deverão ser compostas por no mínimo 2 (dois) e no máximo 5 (cinco) integrantes.

As inscrições das propostas deverão demonstrar clareza e objetividade. A ideia deverá ser compatível com as condições existentes no Núcleo Incubador Passos. As propostas de empreendimentos passíveis de serem pré- incubadas ou incubadas deverão se enquadrar, preferencialmente, entre as áreas de atuação do Campus Passos do IFSULDEMINAS. Em caso de ideias/propostas que contemplem produtos e/ou serviços similares, será selecionada a que obtiver maior pontuação na Fase II (Banca de avaliação).

As propostas serão julgadas e pontuadas conforme os itens 4.3.1 e 4.3.2 do edital, contemplando aos 5 (cinco) eixos de gestão (Empreendedor, Tecnologia, Mercado, Gestão e Capital).

As equipes inscritas serão avaliadas segundo o preenchimento do Formulário eletrônico de Inscrição e a apresentação dos certificados de participação em eventos relacionados a empreendedorismo e inovação. Os critérios que serão levados em consideração nesta fase são:

a) Clareza e objetividade na apresentação escrita da ideia central e contribuições para a sociedade ( 40 pontos);
b) Inovação e originalidade ( 40 pontos);
c) Capacitação da equipe ( 20 pontos).

É de inteira responsabilidade da empresa, após a assinatura do contrato com a Incubadora, providenciar um e-mail comercial bem como a logomarca da empresa e encaminhar essa informação à equipe gestora.

Os casos omissos serão resolvidos pel o Núcleo Incubador Passos, com base na Resolução 021/2020 CONSUP e demais normas institucionais do IFSULDEMINAS.

AÇÃO PERÍODO

Publicação do edital

27/02/2023

Inscrições (Fase I)