Certificados SEI 2018

Certificados SEI 2018

AVISO: Dúvidas em relação aos certificados ou em relação a Semana de Enfermagem Integrada, deverão ser direcionadas ao e-mail: semanaenfermagem.passos@gmail.com
Os Anais do evento e os certificados de Apresentação de Pôsteres logo serão divulgados.

12/06/2018


Trabalhos premiados no II Encontro Científico

1° lugar

UTILIZAÇÃO DE RASTREADOR NA BUSCA DE REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTOS EM HOSPITAL DE MINAS GERAIS

Josy Maria Maximiano Silva, Francielle de Oliveira, Aline Alcântara Pimenta, Sidiney Vilela de Carvalho, Jean José Silva, Carmen Silvia Gabriel

2° lugar

IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DA MASSAGEM SHANTALA PARA CRIANÇAS: ENSAIO DE CAMPO RANDOMIZADO

Nilzemar Ribeiro de Souza, Rhuan Luiz Ribeiro Mota, Karine Vilela Nascimento

3° lugar

CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS

Alef França Freitas, Monise Martins da Silva, Aline Teixeira Silva, Sandra de Souza Pereira, Marilene Elvira de Faria Oliveira, Maria Inês Coelho Ribeiro


Minicursos, debates e trabalhos científicos: momento de aprendizado, troca de experiências e difusão de pesquisas

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área internaOrganizada pelo IFSULDEMINAS – Campus Passos em parceria com mais seis entidades, a quarta edição da Semana de Enfermagem Integrada de Passos trouxe, de 23 a 25 de maio, minicursos, mesas-redondas e apresentações culturais.

Os participantes tiveram a oportunidade, por exemplo, de aprenderem um pouco sobre “Eletrocardiograma aplicado na Enfermagem”. Para o estudante do 5º período de Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Passos), Matheus Gomes Nascimento, participante da Semana desde 2016, o evento enriquece o currículo acadêmico e também auxilia nas práticas. “As palestras proporcionam discussões e, nos minicursos, temos a aproximação com a prática”, comentou.

A temática abordada, segundo ele, mesmo que já vista em sala de aula, é complexa e exige um conhecimento a mais, uma visão diferente. “O Émerson Piantino tratou disso muito bem, trouxe principais ritmos, como a gente deve reconhecer, o que devemos observar num traçado eletrocardiográfico. Quem viu, pôde revisar; quem não viu, pôde despertar esse interesse por terapia intensiva e para o lado da cardiologia”.

Outro assunto discutido com os participantes foi o uso de terapias alternativas para o bem-estar e a qualidade de vida. Calouro do curso de Enfermagem da UEMG, o Gabriel Henrique Pereira também acredita que uma participação ativa nestes eventos proporciona “base de qualificação para a vida profissional e ajuda a distinguir qual área poderá se especializar”. Ele destacou três terapias vistas no minicurso que são utilizadas no tratamento de doenças: cromoterapia, acupuntura e hipnose. “Esses temas despertaram em mim uma curiosidade, me fazendo buscar um conhecimento mais amplo sobre elas”.

A estudante do 3º período do curso Técnico em Enfermagem do IFSULDEMINAS, Ester Cristina Alves Cândido, também aprovou a programação da SEI 2018 e do minicurso de terapias alternativas. “Ainda não conhecia e achei bastante interessante a prática auricular com sementes e os seus benefícios na saúde. Toda essa experiência traz novos aprendizados e com isso intensifica o nosso conhecimento, sendo importante tanto para o currículo escolar quanto para a vida profissional”.

Aliado à Semana, foi realizado, no sábado (26/05), o II Encontro Científico, um momento para que pesquisadores, estudantes e profissionais da área da cidade e região A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área internacompartilhassem resultados de suas pesquisas.

Para a estudante Patrícia Naiara de Souza Alves Corrêa, que apresentou a pesquisa “Enfermeiro frente à humanização no setor de Urgência e Emergência”, os trabalhos estavam muito bons. “As pessoas estavam bem empenhadas e suas explicações foram muito boas. Assim fica até difícil escolher o melhor trabalho! Espero que sempre aconteça este evento”.

A mestranda da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), Franciele de Oliveira, coautora da pesquisa “Utilização de rastreador na busca de reação adversa a medicamentos em hospital de MG”, também considerou um evento de qualidade para estudantes de Passos e região. “Um evento grandioso, uma oportunidade de mostrar um pouco do conhecimento na área”.

Para Sheila Alves Araújo, estudante de Enfermagem da UEMG e autora do trabalho “O Papel do Enfermeiro na unidade de urgência e emergência”, nem mesmo os percalços gerados pelo movimento dos caminhoneiros no Brasil atrapalharam o evento. “Foi uma Semana boa, com ótimos minicursos. Espero que o evento cresça e se torne uma semana inteira de atividades”.

Segundo um dos coordenadores do evento, professor Juliano Caliari, mais de 160 pessoas participaram das palestras e cada minicurso recebeu cerca de 100 inscrições. Já o Encontro Científico contou com aproximadamente 160 pessoas, sendo 53 trabalhos aprovados para apresentação. “Mesmo com a situação do movimento dos caminhoneiros, obtivemos cerca de 80% de presença dos participantes na Semana. No Encontro Científico, apenas 7 pôsteres inscritos não foram apresentados. Foi bonito de ver o grande interesse dos alunos, que mesmo na dificuldade de transporte dentro de Passos foram se organizando para irem em grupo para os locais do evento, dividindo caronas e táxi, tudo para participar desta importante oportunidade", destacou o docente.

Além de fortalecer a comunicação entre as instituições parceiras, o evento também propiciará que os trabalhos apresentados durante a SEI 2018 sejam publicados, na íntegra, em edição especial da Revista Eletrônica Eixos Tech. “Essa oportunidade, diferencial de nosso evento, possibilita que o participante do evento tenha seu artigo completo publicado, sem custo, dando maior visibilidade para as pesquisas que são desenvolvidas e para os pesquisadores envolvidos. Isso é ótimo, pois fortalece a ciência e dissemina o conhecimento”.

Confira todas as fotos no Facebook do Campus Passos.

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

28/05/2018


Semana de Enfermagem Integrada: minicursos, debates e trabalhos científicos para Passos e região

SEI 2018 abertura texto1Em sua quarta edição, a Semana de Enfermagem Integrada de Passos (SEI 2018) vem reafirmando seu objetivo: aproximar os serviços de educação e saúde de Passos e região por meio da oferta de palestras e minicursos a estudantes e profissionais da área.

E, a cada ano, o evento vem crescendo. Desde 2017, a SEI, que é organizada pelo IFSULDEMINAS – Campus Passos em parceria com mais seis entidades, apresenta caráter científico. Ou seja, pesquisadores possuem um momento para exporem seus trabalhos científicos e trocarem experiências. Sem falar que grande parte dessas pesquisas são publicadas na revista eletrônica do IF, a Eixos Tech.

Na quarta-feira (23/05), os trabalhos da SEI foram oficialmente abertos em solenidade realizada na Câmara Municipal de Passos. Estiveram presentes representantes do IFSULDEMINAS, da UEMG – Unidade Passos, do Conselho Regional de Enfermagem, da UNIMED Sudoeste de Minas, da Prefeitura Municipal de Passos e da Santa Casa de Misericórdia de Passos.

O diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes, agradeceu a participação de todos, parabenizou os organizadores e ressaltou a iSEI 2018 abertura texto2mportância do evento integrado. “Estamos passando por um momento difícil e é importante a união das entidades na discussão da educação, principalmente na área da saúde. Que vocês tenham um excelente evento, que aproveitem bem estes dias”.

Para dar vida à cerimônia, foram convidados o coral Arte em Si, que apresentou, sob a regência de Melanie Aoure e Talita Rodrigues, seis músicas consagradas no meio musical, e o grupo de dança Nathany França, que alegrou a plateia com uma apresentação musical de estilo popular egípcio.

Logo após, foi debatido “O empreendedorismo na prática da Enfermagem” na mesa-redonda moderada pela professora da UEMG Josely Pinto e composta pelo professor do campus, João Marcos Fernandino Evangelista, e pelas enfermeiras e empreendedoras Eliane Mendes, Eliana Pereira e Mariana Pereira.

Em uma de suas falas, o professor João Marcos comentou que muitos negócios acontecem em função da necessidade e não da oportunidade e destacou a importância do planejamento e das ferramentas de gestão. “Para empreender, é preciso saber tudo sobre o negócio, é necessário buscar informações ou pedir que alguém te ajude a planejar a empresa. Caso isso não seja feito, o negócio pode não durar muito tempo”.SEI 2018 abertura texto3

Além disso, o docente apontou a inovação como fator de sucesso de uma empresa, aliado à paixão pelo negócio. “Vocês, enfermeiros, que estão num papel onde paga-se pouco, onde as condições são ruins, têm que ter muita paixão pela profissão! Não é que com paixão tudo fica mais fácil, é que com paixão fica mais fácil não desistir, seguir em frente”.

A programação da SEI 2018 segue até sexta (25/05), com minicursos, apresentações culturais e mesas-redondas. No sábado (26/05), terá destaque o II Encontro Científico, onde haverá apresentação dos pôsteres dos pesquisadores inscritos, bem como avaliação e premiação dos trabalhos.

Veja todas as fotos do evento no Facebook do Campus Passos!

Texto e fotos: Helena Madeira

Ascom/IFSULDEMINAS – Campus Passos

24/05/2018