7 de Setembro

Fanfarra do IF participa de desfile em comemoração à Independência do Brasil

WhatsApp Image 2022 09 07 at 09.16.00 1Na manhã de 7 de setembro, os estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFSULDEMINAS - Campus Passos participaram do desfile em comemoração à Independência do Brasil, realizado no centro da cidade. Em meio às demais escolas municipais e estaduais do município, 16 alunos desfilaram na fanfarra regida pelo aluno João Fernando Bráulio.

A temática do desfile foi “Brava Gente Brasileira” e quem hasteou a bandeira do Brasil foi a aluna de origem indígena, Raimunda Maria de Araújo Martins, do curso superior em Design de Moda. Ela também participou representando os povos originários e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI).

Para João Fernando, estar à frente da fanfarra foi "inesquecível, assim como participar ao lado de pessoas sensacionais que, independente das diferenças, tiraram o feriado para estarem no desfile. Admiro muito a coragem de todos, que venham mais desfiles da nossa fanfarra".

O uniforme

Os alunos se envolveram no momento cívico vestindo uma camiseta produzida por eles mesmos, ou melhor, por WhatsApp Image 2022 09 01 at 08.58.26 134 alunos do 2º ano do curso Técnico Integrado em Produção de Moda. Sob a orientação do professor Wendell Bráulio, o projeto "As cores do IF" utilizou a técnica do estêncil na visada do upcycling.

"Para confeccionar o uniforme, eles produziram uma máscara do logotipo do IF e vaporizaram tinta líquida em camisetas brancas usadas, dando uma impressão de grafite. O estêncil é uma das muitas técnicas do upcycling, termo em inglês que quer dizer reutilização e, na Moda, a expressão "para cima" vem bem a calhar, pois consiste em aumentar o ciclo de vida do produto, contribuindo para o meio ambiente", explicou Wendell.

A fanfarra

WhatsApp Image 2022 09 07 at 11.51.54No final de maio, o professor Wendell foi procurado pela aluna do 1º ano de Produção de Moda, Isadora Manicardi, que pediu a participação da fanfarra no desfile. O docente solicitou que ela convidasse mais dois alunos, um de Informática e outro de Comunicação Visual, de forma que existissem representantes de todos os cursos. Dessa forma, foi criada uma comissão inicialmente formada pelos alunos Isadora Manicardi (1º de PM), João Fernando Bráulio (1º de TI) e Peterson de Faria (3º de CV).

De acordo com Wendell, para este ano foi pensado um processo de educação horizontal por pares, em que os alunos se apoiariam e um ensinaria ao outro. "Quem sabia ensinava o amigo e eles tomariam as decisões de como e o que fazer (qual cadência, qual uniforme usar, etc). Criei, ainda, uma aproximação da comissão com a escola rítmica Ases do Samba (Franca/SP), que a recebeu em duas oportunidades e, então, ela ficou com a responsabilidade de multiplicar esses saberes entre os demais".