Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

E-book

Professora de Comunicação lança livro sobre pesquisa em Mídias e Educação

WhatsApp Image 2022 08 17 at 16.16.28 1Na próxima quarta-feira, 24/08, será realizada uma live de lançamento do livro digital "Pesquisa em Comunicação no Contexto de Mídias e Educação" organizado pela professora de Comunicação do IFSULDEMINAS - Campus Passos, Lícia Frezza Pisa. O evento, aberto ao público, será transmitido às 19h pelo Google Meet (acesse o link aqui). 

Segundo Lícia, com o crescimento das mídias em diferentes contextos, tem havido, há algumas décadas, uma preocupação sobre suas práticas e sua relação com a educação. Reformas educacionais têm sido pensadas e realizadas para problematizar o acesso e as habilidades de uso das TICs (tecnologias da informação e da comunicação).

Mais recentemente, o debate sobre o enfrentamento da pós-verdade e fake news faz com que a comunicação midiática seja estudada e incorporada nas escolas, inclusive a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) faz apontamentos nesse sentido, porém, apesar da área comunicacional ser interdisciplinar, ela não se organiza dessa forma, não se espalha por outras áreas, além de não perpassar a formação de professores, deixando um espaço vazio com relação às metodologias e formas de utilizar criticamente a comunicação e as mídias em sala de aula.

"Assim, o objetivo desta obra, que conta com autores de vários lugares do país, é apresentar, na primeira parte, algumas técnicas de pesquisa e como podem ser utilizadas no recorte mídias e educação, e, na segunda parte, trazer reflexões e possibilidades práticas da pesquisa em mídias e educação", ressaltou a docente.  

A obra, editada pelo selo Lume/IFSULDEMINAS, está dividida em duas partes - Possibilidades Teóricas e Pesquisas na Prática -, e conta com diversos autores, entre eles o coordenador da pós-graduação em Mídias e Educação do campus, professor Danilo Vizibeli. Esta é a segunda vez que o servidor participa de uma produção da professora Lícia e, desta vez, o livro tem o objetivo de apresentar, a iniciantes na pesquisa, metodologias e técnicas de pesquisa em Comunicação.

"O meu texto, particularmente, aborda uma iniciação à Análise do Discurso francesa e sua aplicação na área da Educação, em geral e na Educação Midiática, em específico. Espero que os leitores possam conhecer a Análise do Discurso e pensar em sua aplicação nas pesquisas que virão a desenvolver. Agradeço muito o convite da professora Lícia, que sempre está procurando desenvolver trabalhos e publicações que movimentam a pesquisa e os estudos aqui no Campus Passos".

 

 

 


 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página