Adm: aula prática

Prefeito e Controladora de Passos enriquecem disciplina das turmas de Administração do campus

WhatsApp Image 2022 03 16 at 21.02.19 2A aula da disciplina de Controladoria do curso de Administração desta quarta-feira, 16/03, estava diferente! É que o IFSULDEMINAS - Campus Passos recebeu o prefeito da cidade, Diego Oliveira, e a controladora do município, Angelita Borges, para um bate-papo sobre o tema. O encontro, intermediado pelo professor Arnaldo Botazini e pelo estudante e Diretor de Serviços Gerais da Prefeitura, Duarte Carvalho, contou também com a presença de docentes e do coordenador do curso.

Angelita explicou qual o papel da controladoria, deu exemplos sobre a atuação do setor no município, e reforçou que o papel de sua equipe é, além de fiscalizar a gestão, dar assistência e alertar sobre possíveis equívocos. "Realizamos a fiscalização e o acompanhamento do dinheiro público, aprovando prestação de contas e assistindo, inclusive, as licitações. Observamos o que está sendo gasto e se está dentro do plano de governo. Nosso papel é ajudar o gestor a gerir bem, pois tudo deve ser em prol do serviço público e a fim de evitar o desperdício".

Em sua fala, o prefeito agradeceu o convite do Campus Passos e destacou que o controle interno é um mecanismo fiscalizador importanteWhatsApp Image 2022 03 16 at 21.02.19 porque legitima os atos do poder público. "Esse tema veio a calhar porque vivemos isso no dia a dia. O setor público é do contribuinte e o zelo com a coisa pública deve ser redobrado".

Para o professor da disciplina de Controladoria, Arnaldo Botazini, esse encontro é indispensável para os estudantes tendo em vista que as falas dos profissionais reforçam o que foi passado em sala de aula. "Essas oportunidades devem ser abraçadas. Nada se compara à experiência prática e os exemplos citados pelas autoridades foram bem pertinentes".