Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Comissão de Biossegurança

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O “PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19”

 

  • Plano de Contingência para Enfrentamento da Covid-19. Acesse

 

 
1. Quais são as medidas de proteção individual que devo tomar ao usar as dependências do Campus Passos?
 
R: É necessário usar obrigatoriamente em todos os ambientes a máscara descartável ou de tecido limpa e seca. Quando possível, dar preferência para máscaras N95 ou PFF2. Além disso é importante: higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%; fazer uso da etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar; evitar contato físico ao cumprimentar outras pessoas; evitar compartilhar objetos pessoais como copos, garrafas e materiais escolares; evitar tocar olhos, nariz e boca.
 

Resposta em áudio (clique na barrinha preta):  

 
2. O uso de máscara é obrigatório em todos os ambientes do campus?
 
R: Sim, a utilização correta da máscara é obrigatória tanto para os estudantes quanto para os servidores em todos os ambientes fechados e ao ar livre nas dependências do campus, podendo ser removida apenas no momento de se alimentar, em ambiente específico para esse fim. Lembre-se: A máscara deve cobrir o nariz e a boca.
 
 
3. Em caso de não utilização da máscara, o que pode ocorrer?
 
R: Primeiramente, a não utilização da máscara colocará a sua saúde em risco e a de todos os demais presentes no mesmo ambiente. A não utilização correta da máscara de proteção reiteradamente pode ensejar, no caso dos estudantes, infração disciplinar, o que cabe medidas educativas-disciplinares como: orientação, advertência verbal e escrita e até suspensão das atividades acadêmicas e escolares.
 
 
4. Como a aglomeração pode ser evitada na entrada e saída do campus?
 
R: É preciso seguir a demarcação do piso para que haja o distanciamento de 1 metro entre as pessoas, de forma a facilitar o cumprimento das medidas de distanciamento social, especialmente em locais onde há formação de fila, como na entrada do campus, na biblioteca, no restaurante e em outros ambientes coletivos.
 
5. Fora do campus, os cuidados precisam ser mantidos?
 
R: Sim. Para que a comunidade escolar possa usufruir da instituição com segurança, é importante um pacto coletivo entre todos que dela fazem parte. Portanto, evite aglomerações fora do campus e mantenha os protocolos sanitários como o uso da máscara e a higienização correta das mãos, redobrando os cuidados em caso de utilização de transporte público. O retorno às aulas presenciais somente será seguro se toda a comunidade escolar fizer a sua parte.
 

Resposta em áudio (clique na barrinha preta):  

 
6. O que fazer caso eu apresente sintomas? 
 
R: O estudante e o servidor com suspeita de COVID-19 ou com sinais gripais não devem participar de atividades presenciais no campus, devendo apresentar atestado médico ou documento de comparecimento à rede básica de saúde.
 
 
7. O que fazer caso eu apresente sintomas quando estiver no campus?
 
R: Deve-se procurar algum servidor do Setor de Assistência ao Educando (SAE) ou do Setor de Atendimento Multidisciplinar (SAM) para conduzi-lo à sala de isolamento, local onde o estudante aguardará separadamente dos demais até que possa se dirigir para alguma unidade de saúde municipal ou particular.
 
 
8. Testei positivo para COVID-19. O que eu devo fazer?
 
R: Ao testar positivo para a doença, as medidas de isolamento e precaução devem iniciar imediatamente, conforme orientação do serviço de saúde. O retorno às atividades só deve acontecer se estudantes e servidores permanecerem: sem febre; sem o uso de medicamento antitérmico há pelo menos 24 horas; e sem manifestar sintomas respiratórios. Para mais informações, consulte o protocolo de biossegurança.
 
 
9. Tive contato com indivíduo que testou positivo para Covid-19. O que devo fazer?
 
R: Se você tiver contato com alguma pessoa que testou positivo para Covid-19, a recomendação é que o isolamento de 07 dias seja feito, caso não realize o teste e não apresente sinais e sintomas. Para mais informações, consulte o protocolo de biossegurança.

Resposta em áudio (clique na barrinha preta):  

 
10. As aulas presenciais serão suspensas quando houver casos confirmados?
  
 
R: Nas turmas em que forem constatados mais de 30% de alunos confirmados laboratorialmente para COVID-19, os alunos pertencentes à turma ficarão afastados do ambiente escolar por 5 dias corridos, a contar do último resultado. Aulas serão ministradas de forma remota durante este período.
 
 
11. Após o período de isolamento, a testagem é necessária para o retorno às atividades presenciais?
 
R: A testagem não é obrigatória para o retorno às atividades presenciais. Porém, é obrigatório apresentar atestado médico ou documento de comparecimento à rede básica de saúde. Para mais informações, consulte o protocolo de biossegurança.
 
12. Não há testes disponíveis na rede pública. O que devo fazer?
 
R: Não se preocupe. Procure um médico para o atestado médico ou documento de comparecimento à rede de saúde com a indicação dos dias que deverá permanecer afastado das atividades presenciais.
 
 
13. Havendo suspeita de contágio, quando o exame laboratorial deve ser feito?
 
R: O período ideal é entre o 3º e 5º dia de sintomas, devido à maior atividade viral no organismo. O tempo para a manifestação dos sintomas pode variar de um a cinco dias a partir do contato.
 
 
14. Onde devo entregar o atestado médico caso esteja com COVID-19?
 
R: Se for servidor: o atestado deverá ser inserido no SOUGOV (https://sougov.economia.gov.br/sougov/). Se for estudante: o atestado deverá ser enviado para a secretaria (https://sra.pas.ifsuldeminas.edu.br/)
 
 
15.Por que os livros devem ficar em quarentena?
 
R: Livros demandam cuidados especiais na limpeza, neste sentido, não podem ser higienizados com álcool ou desinfetantes, pois, podem danificar os mesmos. Por esses motivos os livros irão permanecer 7 dias em isolamento.
 
 
16. Minha dúvida não foi respondida. O que devo fazer?
 
R: Você pode entrar em contato com a Comissão de Biossegurança do Campus Passos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
registrado em:
Fim do conteúdo da página