Mensagem

Prezados (as) servidores (as), terceirizados (as), estagiários (as) e estudantes,

Mais um ano chega ao fim. Para uns, passa mais rápido e, para outros, nem tanto. Entretanto, com as festividades de fim de ano, um sentimento de reconhecimento e gratidão aflora em todos nós e, por isso, escrevo esta mensagem a vocês.

Não foi um ano fácil, todos sabem bem disso! Mas, apesar de todos os problemas que tivemos, principalmente orçamentários, foi possível atender a maioria das demandas de nosso campus, manter nossas atividades em pleno funcionamento e, no final, observar que fizemos até além de nossas expectativas.

NOVOS CURSOS

Em 2017, o Campus Passos cresceu ainda mais em número de cursos e estudantes. E isso não seria possível se não houvesse o entendimento por parte dos servidores, sobretudo dos docentes, em avançarmos. Agradeço cada um de vocês que abraçaram a proposta e propuseram novos cursos! Saibam que esta nossa investida trouxe, e trará, muitos frutos, reconhecimento e visibilidade. Olhem só do que estou falando:

    • Técnico em Serviços Públicos: 250 vagas em 5 polos;

    • Lato sensu em Gestão Estratégica de Negócios: 100 vagas;

    • Lato sensu em Mídias e Educação: 100 vagas;

    • Lato sensu em Tecnologias para Desenvolvimento Web: 100 vagas;

    • Lato sensu em Urgência e Emergência: 60 vagas;

    • Lato sensu em Ensino de Humanidades: 20 vagas;

    • Diversos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Enfim, hoje superamos nossa meta inicial de 1200 alunos, ou seja, saímos de 117 alunos e 4 cursos em 2014 para 1400 alunos e 19 cursos em 2017. Tudo isso é fruto de muito trabalho e compromisso de todos (as)!

INFRAESTRUTURA e AMPLIAÇÃO

Com toda a escassez de recursos, buscamos alternativas, como as doações de outros órgãos federais, por meio dos editais de desfazimento de bens. Fomos contemplados com um veículo Chevrolet Vectra para composição de nossa frota e equipamentos para laboratório de rádio vindos da Anatel. Além disso, conseguimos uma emenda parlamentar de R$ 480.000,00 para início das obras do complexo esportivo da Paineira.

Ainda em relação à infraestrutura e ampliação, fomos contemplados com a construção de um novo bloco de 8 salas de aula e um auditório para aproximadamente 400 pessoas (início em janeiro), através de solicitação ao Reitor, que não mediu esforços para conseguir os recursos necessários. Fizemos aquisição de diversos materiais de construção e, com mão de obra própria, estamos construindo uma nova guarita com entrada pela Rua da Penha, fazendo reformas na sala do consultório odontológico, pinturas em diversos ambientes, entre outros serviços de construção e reforma.

A economia que tivemos com a energia fotovoltaica nos permitiu contratar mais um auxiliar de manutenção predial. Realizamos também a identificação visual no muro externo e interno (pictogramas) do ginásio.

Tivemos diversos projetos e eventos promovidos por todos os cursos, com a presença da comunidade externa. Merecem destaque também a organização do JIFs locais, com a presença de mais de 500 estudantes dos demais campi; a Corrida de Rua; e a parceria e o apoio da Prefeitura, da Polícia Militar e de diversas empresas da cidade.

Diversos pregões foram realizados para aquisição de materiais e serviços, entre eles: compra de livros; manutenção preventiva e corretiva de data shows, ar-condicionado, equipamentos e máquinas do curso de Moda; aquisição de materiais e equipamentos para enfermaria, odontologia e laboratórios; aquisição de novas carteiras e mobiliário em geral; aquisição de softwares; uniformes e agasalhos esportivos.

Como podem ver, foi um ano intenso para todos (as) e, quando a gente se dá conta, chegou o final do ano outra vez!

AGRADECIMENTOS

Em meio a tantas coisas, não posso esquecer de agradecer a todos (as) que contribuem com toda engrenagem chamada Campus Passos:

Aos servidores da educação que estão, neste momento, em meio a uma avalanche de preconceitos e ódio lançados na mídia, que muitas vezes coloca a população contra nós de forma injusta e sem conhecer todo nosso trabalho. Que lutemos por nossos poucos direitos conquistados com muito suor e lágrimas por nossos pares. Acredito que nosso trabalho é muito reconhecido e, aqueles que nos conhecem, sabem de toda nossa dedicação, compromisso, paciência, e muito trabalho em prol da educação gratuita de qualidade.

Aos terceirizados e estagiários, vocês são fundamentais apoiadores neste ensino de qualidade, na execução de tarefas que proporcionam um ambiente agradável e organizado para nossos estudantes. O que seria de nós sem salas, laboratórios, pátios, banheiros e corredores limpos. Aquela montagem que tem que ser feita para um evento, aquela grama cortada, aquele móvel que precisa mudar de local, aquela torneira que está vazando, aquele isso e aquilo… A vigilância e segurança patrimonial, portaria, recepção. Ao nosso motorista muito atencioso e zeloso por todos (as). Aos estagiários que com muita dedicação contribuem em diversos setores e ao mesmo tempo adquirem experiências e tornam-se grandes amigos.

Aos funcionários do refeitório que todo dia preparam com muito carinho o café e o almoço para nossos estudantes.

A vocês, caríssimos estudantes, desejo tudo de melhor na vida de vocês e agradeço a confiança depositada em nós, é por vocês que dedicamos todo nosso trabalho! A nossa convivência com vocês gera muita amizade. Para os que estão se formando, desejo um futuro promissor em suas carreiras profissionais e na continuidade dos estudos. Obrigado por tudo que vocês têm feito para tornar o nosso ano tão gratificante e inesquecível! Aos demais, um excelente descanso de férias e renovação para encarar 2018!

Contudo, o significado desta época é de renovação, alegria e esperança de um Ano Novo ainda melhor! A cada ano nos transformamos, evoluímos, confiando que a vida e o mundo serão melhores. E por isso, desejo a todos (as) um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

João Paulo de Toledo Gomes

Diretor-geral do IFSULDEMINAS - Campus Passos

14/12/2017