V ENADIF

Encontro da Administração do IFSULDEMINAS aborda o impacto da pandemia entre empreendedores

1 WhatsApp Image 2020 09 11 at 14.16.33Entre os dias 8 e 11 de setembro, o IFSULDEMINAS – Campus Passos, por meio de sua Empresa Júnior (ADIF Assessoria e Consultoria), promoveu a quinta edição do Encontro de Administração (V ENADIF). Neste ano, o evento trouxe o tema “O impacto da pandemia na Gestão Empresarial”.

Organizado pelos estudantes da ADIF, uma empresa júnior sem fins lucrativos, o encontro tem como objetivo complementar a formação acadêmica, pessoal e profissional de seus integrantes por meio de diferentes experiências práticas em gestão.

Com o apoio dos professores do curso de Administração e da Assessoria de Relações Internacionais da Reitoria do IFSULDEMINAS, o evento foi realizado totalmente on-line e teve caráter internacional, já que contou com a participação de professores de Universidades da Colômbia e do Peru, os quais abordaram alguns dos desdobramentos da pandemia em seus países. Especulação de preços na Colômbia, e–commerce no Peru e projeto assessoria para população menos favorecida em Bogotá foram alguns dos assuntos discutidos.

O evento teve a participação de renomados empresários da região, como o presidente do Tonin Super Atacado, Luiz Antônio Tonin, e o diretor-1 WhatsApp Image 2020 09 11 at 14.16.31presidente da Laticínios Aviação, Geraldo Alvarenga Resende. Além disso, o Enadif reuniu três diferentes segmentos de Passos. Evandro Ciscouto (área de academia e personal - Studio Tech Sport); Vera Piassi  (moda - Formato Z) e Lília Renata (alimentação - D’ocê Gelateria) discutiram os impactos da pandemia em seus negócios e as estratégias utilizadas para superar a crise. Para finalizar, houve a participação do presidente do Grupo Unis e da Rede Acinnet, professor Stefano Gazzola, que abordou o papel das universidades no desenvolvimento regional pós pandemia.

Para a professora Paula Maia, coordenadora da ADIF Assessoria e Consultoria, eventos como este são extremamente importantes, pois aproximam os alunos do mercado, permitindo que visualizem na prática empresarial as teorias que aprendem em sala e, principalmente, os fazem percebem como a gestão, o planejamento e a inovação são fatores essenciais que garantem a longevidade dos negócios. “Especialmente neste momento crítico que estamos vivenciando, as empresas que estão conseguindo se sair melhor na crise são justamente aquelas que possuem uma boa gestão e se preocupam em inovar. Os alunos ainda puderam visualizar como empresas grandes e pequenas vêm lidando com a crise e também como ela impactou o negócios em outros países”.

A estudante e diretora-presidente da ADIF, Rafaiele Cristina, comemorou o sucesso do evento, ressaltando que “foi uma oportunidade única para todos”.