Formatura on-line

Campus Passos realiza primeira cerimônia de colação de grau no formato on-line

FormOnA pandemia do novo coronavírus mostrou que as pessoas, e as instituições de ensino, precisam se adaptar ao novo cenário para que, desta forma, continuem com suas atividades. Na última sexta-feira, 11 de setembro, às 19h, o IFSULDEMINAS – Campus Passos realizou a primeira formatura no formato digital. Aproximadamente 80 alunos do curso Técnico em Serviços Públicos conectaram seus computadores e participaram da cerimônia.

Estudantes, servidores do campus e da Reitoria receberam por e-mail um link de acesso ao serviço de comunicação por vídeo do Google, o Google Meet. A partir daí, em suas casas, eles acompanharam a cerimônia que, embora mais sucinta do que a versão presencial, também contou com execução de hino nacional, juramento, chamada nominal dos formandos e discurso dos diretores.

A formanda do polo de Campanha, Leila Andrade, escolhida para ser a juramentista da cerimônia, contou um pouco sobre a tarefa e tambémFormaturaOnlineTexto1 sobre a formatura on-line. “Representar todos é uma responsabilidade. A formatura remota deixa um marco para o início de uma mudança e adaptação necessária ao momento presente. Diante de todo o cenário que estamos vivenciando com a pandemia, tanto no nosso país quanto no mundo inteiro, nosso sentimento nesse instante é apenas de gratidão por termos concluído nosso objetivo que foi o curso Técnico em Serviços Públicos, mesmo distante de colegas, tutores, professores, coordenadores e familiares, a sensação de colar grau remota é sem dúvida alguma única”.

FomatOnlEm seu discurso, o diretor-geral do Campus Passos, professor João Paulo de Toledo Gomes, agradeceu o apoio dos secretários municipais de educação onde a instituição tem polo e também de seus coordenadores. “Obrigado pela parceria e pela disponibilização dos espaços para os encontros presenciais”. Por fim, João parabenizou os formandos, ressaltando que eles têm a missão de contribuir para uma sociedade mais justa e democrática. “Vocês são guerreiros, chegaram ao término do curso. Agora, qualificados, podem contribuir com o desenvolvimento e melhores práticas de gestão pública”.

O pró-reitor de Ensino do IFSULDEMINAS, professor Giovane José da Silva, também agradeceu a parceria firmada com as cinco cidades-polo (Campo do Meio, Campanha, Passos, Três Corações e Varginha), ressaltando o apoio dos secretários municipais de educação e dos prefeitos. “São muitos municípios que nos procuram para abrir polos. Temos uma lista com mais de 160, inclusive do estado de SP. Esses cinco foram escolhidos pelo campus, certamente porque apresentaram um projeto sustentável. Todos vocês estão de parabéns pela manutenção desses polos. Que a parceria continue dando frutos”!

A distância, no entanto, não foi empecilho para os novos técnicos parabenizarem os colegas e enviarem mensagens de gratidão aos professores.FormaturaOnlineTexto2 Para isso, eles utilizaram a ferramenta do chat do Google Meet. Larissa Lara Silva escreveu: “o curso foi excelente! Obrigada pela oportunidade de aprender. Isso é muito gratificante”! Já Miguel Ferreira comentou: “obrigado a todos os envolvidos do IFSULDEMINAS, em especial à tutora Maiara e ao professor Arnaldo”.

E não é que a pandemia conferiu aos alunos a oportunidade de aprenderem com experiências práticas próprias da Administração Pública? O coordenador, professor Arnaldo Botazzini, contou que puderam trabalhar gestão de crise em razão da questão de saúde pública trazida pela Covid-19 que, inicialmente, se impôs como obstáculo à realização do curso como inicialmente planejado, mas que colocou à prova resiliência e demais questões. “Tivemos um verdadeiro laboratório de Serviços Públicos oferecido pelas circunstâncias, o que só fez robustecer a aplicação prática do aprendizado teórico. De certo modo, podemos até dizer que, apesar dos pesares, foi sorte a nossa, porque, como diz o ditado: mar calmo não forma bom marinheiro”, destacou o docente.

O curso Técnico em Serviços Públicos modalidade a distância possui atuação nos polos de Campo do Meio, Campanha, Passos, Três Corações e Varginha. Clique aqui para saber mais sobre ele.