Setembro Amarelo

Ações preparadas pelo campus visam conscientização sobre prevenção de casos de suicídio

BANNER SET AMARELO 2017Com o objetivo de alertar a comunidade sobre a importância da prevenção do suicídio, os professores e estudantes do curso Técnico em Enfermagem do Campus Passos organizaram atividades alusivas ao Setembro Amarelo. O mês de setembro foi escolhido pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio para conduzir as campanhas de conscientização do país.

No dia 11, às 14h, a enfermeira psiquiatra e professora da Universidade de São Paulo (USP – Ribeirão Preto), Kelly Graziani Giacchero Vedana, ministrará uma palestra gratuita e aberta à comunidade sobre o tema no campus. No mesmo dia, responsáveis pela campanha na instituição e profissionais de saúde mental do município distribuirão panfletos informativos e também haverá, nos intervalos das aulas, exibição de um documentário sobre suicídio no Brasil.

Segundo estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte em todo o mundo para pessoas de 15 a 29 anos de idade. Para a professora Andrea Alves, o tema é tratado como tabu e estigma e isso só confirma o aumento dos casos. “Conversar francamente sobre o assunto, identificar sinais de risco e oferecer ajuda são as melhores formas de enfrentamento”. O suicídio (e a idealização suicida) não possui etiologia específica para ser classificado como uma patologia, mas seu aumento se deve as causas às quais está associado, como abuso de álcool e substâncias psicoativas, transtornos afetivos, transtornos de ansiedade, transtornos de pensamento, problemas de relacionamento social, enfermidades de ordem física, transtornos de humor e quadros depressivos. Por isso a importância em trabalhar a prevenção”.

Cartilha elaborada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP): acesse aqui.

01/09/2017

Informações: profa Andréa Alves