Pós-graduação Enfermagem em Urgência e Emergência

Projeto Pedagógico (PPC) | Matriz Curricular

Banner Urgência emergência


  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): acesse

O curso

O curso de pós-graduação lato sensu Enfermagem em Urgência e Emergência, na modalidade à distância, prepara o profissional enfermeiro de forma multidisciplinar para que seja capaz de atuar em empresas públicas ou privadas, locais, regionais e nacionais.

No Brasil, assim como no restante do mundo, a crescente demanda pelos atendimentos de urgência e emergência tem despertado a preocupação dos diversos serviços de saúde quanto à uniformização nos cuidados de Enfermagem e a criação de protocolos de atendimento, a fim de reduzir a morbidade e mortalidade nas unidades de emergência. Entretanto, no Brasil, poucos são os centros que disponibilizam um treinamento específico em Urgência e Emergência.

Na maioria das vezes, a primeira atuação de profissionais recém-egressos das universidades é justamente em uma unidade de emergência, uma das áreas de atendimento mais complexas, pois exige do profissional conhecimentos em quase todas as especialidades de Enfermagem e habilidades técnicas para o atendimento de seus pacientes.

Mercado de Trabalho:

O enfermeiro com especialização em Urgência e Emergência poderá atuar em todos os locais que prestem assistência de urgência e emergência, como hospitais, UPAs, SAMUs, serviços de assistência pré-hospitalar, no âmbito público ou privado. Para atender as demandas do processo produtivo, o enfermeiro exerce atividades de orientação e acompanhamento do trabalho de toda a equipe de Enfermagem. Para isso, deverá constituir as seguintes competências profissionais: a) Planejar a assistência de Enfermagem; b) Executar ações assistenciais de Enfermagem, inclusive de alta complexidade; c) Orientar e supervisionar o trabalho de Enfermagem; d) Integrar a equipe de saúde que presta assistência direta e indireta às pessoas em situações de urgência e emergência clínicas e/ou traumáticas

Duração do curso: 18 meses

Informações sobre a seleção:

  • Número de vagas: 60 vagas para o polo de Passos
  • Critério de seleção: prova escrita, prevista para ser realizada no dia 21 de maio de 2017, às 08h, no IFSULDEMINAS - Campus Passos

Estágio: não possui estágio curricular obrigatório

Coordenadora do curso: Profa. Heloisa Turcatto Gimenes Faria / E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Vice coordenador: Prof. Juliano de Souza Caliari / E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Docentes do curso:

Andrea Cristina Alves, Enfermeira, titulo de Mestre

Fernanda Mateus Queiroz Schmidt, Enfermeira, titulo de Mestre

Heloisa Turcatto Gimenes Faria, Enfermeira, título de Doutor

Jamila Souza Gonçalves, Enfermeira, título de Mestre

Juliano de Souza Caliari, Enfermeiro, título de Doutor

Yeda Maria Antunes Siqueira, Enfermeira, título de Mestre