Apaes & IFSULDEMINAS

Campus Passos recebe representantes das APAEs do Sul de Minas para continuidade do programa “Aprendendo com as Diferenças”

1 DSC 0010Nessa quinta-feira, 23 de maio, representantes das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Sul de Minas e servidores do IFSULDEMINAS (Reitoria e Campus Passos) estiveram reunidos para mais uma expansão do programa “Aprendendo com as Diferenças”.

O projeto visa oferecer, aos usuários com deficiência intelectual e/ou múltipla, a oportunidade de estarem incluídos em uma instituição de ensino. Ele já acontece nos campi Muzambinho, Inconfidentes e Machado, onde os alunos das Apaes desenvolvem atividades nos setores de olericultura, avicultura de corte e postura, caprino cultura, ovinocultura e cunicultura, entre outros.

“Nosso propósito é levar esse programa para todos os campi, de forma que possamos proporcionar independência e autonomia a esses usuários de forma prática e utilizando a estrutura que temos. Os resultados têm sido bem positivos!”, contou o coordenador do Departamento de Apoio aos Discentes, Egressos e Estágios do IF, Alexandro Henrique da Silva.

Durante o encontro, servidores dos cursos de Moda do campus estiveram presentes paraIMG 1363 ouvirem os anseios das associações a fim de pensarem em atividades e ofertas de cursos.“Temos experiência em trabalhar com estudantes com necessidades especiais e temos muito interesse em receber novos alunos e organizar cursos de habilidades e competências determinadas. Temos material e pessoal e só precisamos saber exatamente, das Apaes, quais são as potencialidades dos seus alunos e o que podemos de fato oferecer”, destacou a coordenadora do curso Design de Moda, Maria Bernardete de Carvalho.

Hoje o programa conta com o envolvimento de nove Apaes (Machado, Muzambinho, Nova Resende, Divisa Nova, Areado, Cabo Verde, Ipuiuna, Borda da Mata e Ouro Fino) e a meta é que, até o final do ano, sejam vinte e cinco associações contempladas.

Ao final da reunião, foi realizado um plantio simbólico de mudas de ipê-amarelo, cedidas pelo projeto.

Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Passos

24/05/2019