Técnico em Serviços Públicos

Objetivo

Qualificar os servidores públicos em exercício e também aqueles que objetivam ingressar no serviço público, proporcionando-lhes uma sólida base de conhecimentos das principais ferramentas de gestão, assim como das principais leis e processos que regulamentam as ações na administração pública, permitindo-lhes uma atuação mais efetiva seja na União, Estados ou Município.

Perfil do profissional

Os egressos do curso poderão atuar nas três esferas da Administração: união, estados e municípios. Eles serão capazes de planejar, organizar, dirigir, controlar, avaliar e gerenciar os principais aspectos relacionados à administração na organização pública, nas áreas administrativas, fiscal, recursos humanos, conselhos e entre outras. O profissional será estimulado a praticar boa relação social, bem como conduzir suas ações com postura ética e ter visão completa do processo político-administrativo.

Ele também será capaz de identificar e relacionar fluxo de informações e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico. Deverá também compreender e executar os procedimentos operacionais dos ciclos de gestão que se referem aos recursos humanos, aos recursos materiais, ao patrimônio, ao suporte logístico, aos sistemas de informações, aos tributos, às finanças e atendimento ao público.

Além disso, ele terá conhecimento dos procedimentos relacionados ao cerimonial público, garantindo o respeito à legislação federal, estadual e municipal respectiva e assegurando a uniformidade de tratamento às autoridades nos diversos eventos realizados pelas instituições públicas. Por fim, o profissional deverá conhecer a estrutura hierárquica dos Setores Públicos, as fontes e aplicação de recursos da administração pública e também ter noção da legislação referente ao setor público.

Duração: 6 trimestres (totalizando 840 horas)

Nível: Técnico Subsequente