Exposição Moda

Exposição traz a imigração através de uma perspectiva fashion

DSC 0035Estampas, bordados, cores, cortes e texturas. Essas são apenas algumas das principais características que ajudam a compor os looks que enfeitam e encantam a exposição “Os imigrantes no Brasil contemporâneo: um olhar sobre a moda.” Produzida pelos estudantes de Design de Moda do IFSULDEMINAS - Campus Passos, o evento conta com a exibição de peças produzidas  pelos alunos no projeto final, apresentado no último semestre de 2018.

Todos os anos, o projeto utiliza os chamados “temas transversais” para definição do assunto a ser executado pelos estudantes. Sugeridos pelo MEC - Ministério da Educação, esses temas têm, por sua vez, a missão de trazer uma  breve reflexão por questões que, apesar de estarem presentes no dia a dia, são pouco discutidas no campo da moda no momento. Dentre os demais motivos que cercam a escolha do tema, a imigração foi selecionada, segundo a professora e coordenadora Maria Bernardete de Carvalho, graças a sua forte ligação ao mundo da moda, proporcionada evidentemente pelas indústrias de confecção e vestuário.“Quisemos oportunizar a discussão e reflexão sobre o ato de imigrar e todas as suas complexidades. Afinal, o ato de migrar faz parte da história humana. Foi por meio das migrações que o Homem atravessou continentes, mares e estreitos, povoando o planeta.”

DSC 0030A produção do projeto e da exposição se iniciam durante as pesquisas textuais, que vão desde a imigração em geral, até questões mais objetivas do curso, como tendências de moda e necessidades do público-alvo ao se vestir. Logo após as pesquisas e, consequentemente, a obtenção de informações a respeito, os alunos dão início ao processo criativo do projeto, que consiste basicamente na escolha e desenvolvimento de um conceito.“O projeto foi trabalhado em cima de pesquisas minuciosas e complexas, feitas com o máximo de precisão e direcionamento de nossos orientadores.” afirma o aluno Thales Lisbôa. Já a estudante Jéssica Santos diz “Cada trabalho representou bem as características e toda a bagagem cultural que os alunos, em particular, tinham a oferecer."

DSC 0013Durante a execução do projeto, os estudantes iniciam os trabalhos manuais, como desenho, modelagem e costura, envolvidos no processo de criação. Junto aos demais materiais e maquinários disponibilizados pelos laboratórios do Instituto, os alunos também são acompanhados por orientadores e co-orientadores do início até a conclusão do projeto. Com design e estampas exclusivas, as peças produzidas são distribuídas em três categorias, como: básico, fashion, e vanguarda, que juntas, ainda ajudam a compor o conteúdo dos books, última etapa do trabalho antes mesmo de ser exposto.“Ter meu trabalho exposto foi ótimo. Ver que todo esforço foi concluído e aceito com sucesso é bastante gratificante (...)", relata a aluna Naira Carvalho.

Inaugurada em 21 de março, a exposição “Os Imigrantes no Brasil contemporâneo: sobre o olhar da moda” continuará em exibição até o dia 13 de abril, das 14h às 19h, de segunda à sexta; e aos sábados, de 9h às 12h.

Texto/Fotos: Rafaella Andrade

01/04/2019