Aula Inaugural

Cursos Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Multimeios Didáticos tem inicio na próxima terça 20/12

O IFSULDEMINAS Campus Passos realizará nesta próxima terça-feira (20/12) às 19:30h a aula presencial de apresentação dos cursos Técnico em Secretaria Escolar e Técnico em Multimeios Didáticos, na modalidade a distância. Os candidatos inscritos foram comunicados por e-mail. Além do Polo na sede em Passos, o campus contará com polos de apoio presencial nas cidades de Campo Belo, Carmo do Rio Claro e Santa Rita de Caldas.

Os cursos já foram oferecidos pelo IFSULDEMINAS em parceria com o IFPR (Instituto Federal do Paraná). Com o término da parceria o IFSULDEMINAS oferecerá os cursos através da Rede ETEC/PRONATEC. O objetivo principal da oferta destes cursos é:

• Proporcionar ao estudante trabalhador a formação necessária ao pleno desenvolvimento de conhecimentos gerais e técnicos, bem como de atitudes favorecendo a formação de um sujeito crítico, político atuante nas funções por eles desempenhadas nas instituições de ensino.
  • Compreende suas atividades relacionadas ao planejamento, execução, controle e avaliação de funções de apoio pedagógico e administrativo em escolas públicas e privadas e demais instituições.
  • Promover a formação profissional técnica de nível médio, a distância, para profissionais da educação que atuam em áreas de apoio às atividades pedagógicas e administrativas nas escolas públicas de educação básica;
  • Propiciar a formação profissional de trabalhadores para atuarem como técnico na educação.

Sobre os cursos:

Duração: 18 meses (1 ano e meio)

Requisitos para ingresso: ensino médio completo.

Técnico em Multimeios Didáticos

Objetivo

Aprimorar a prática profissional dos trabalhadores da educação para o desempenho em multimeios didáticos no exercício de suas funções de suporte administrativo pedagógico nas instituições de ensino.

Perfil do profissional

O profissional concluinte do Curso Técnico em Multimeios Didáticos deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para a atuação na Multimeios Didáticos, na área de Apoio Educacional.
Esse profissional deverá demonstrar as capacidades de: promover a mediação entre recursos tecnológicos e a prática educativa escolar. Orientar e apoiar a comunidade escolar na utilização dos equipamentos tecnológicos disponíveis. Preparar apresentações e materiais didáticos produzidos pelos educadores. Difundir as práticas de utilização dos recursos tecnológicos (planejamento, organização, execução e controle de utilização dos equipamentos e programas). Indicar novos recursos tecnológicos para a ampliação e atualização do acervo multimidiático. Zelar pela manutenção, controle e armazenamento dos equipamentos tecnológicos e programas da unidade escolar.

Técnico em Secretaria Escolar

Objetivo

Aprimorar as competências e habilidades dos profissionais técnicos em Serviços de Apoio Escolar (Secretário) para capacitar profissionais da educação para exercício de funções não docentes, de suporte administrativo-pedagógico nas Escolas de Educação Básica.

Perfil do profissional

O profissional concluinte do Curso Técnico em Secretaria Escolar deve apresentar um perfil de egresso que o habilite a desempenhar atividades voltadas para a atuação na Secretaria Escolar, na área de Apoio Educacional. Esse profissional deverá demonstrar as capacidades de: Colaborar com a gestão escolar, atuando na organização de registros escolares. Operacionalizar processos de matrícula e transferência de estudantes, de organização de turmas e de registros do histórico escolar dos estudantes. Controlar e organizar os arquivos com registros da vida acadêmica, processos de registro de conclusão de cursos e colação de grau. Registrar em atas as sessões e atividades acadêmicas específicas.

Caso tenha interesse em algum desses cursos, deixe sua inscrição clicando aqui. Em caso de novas vagas você será comunicado.

Informações e texto: Clayton Silva Mendes.

16/12/2016