Pós-graduação

Projeto de ex-aluno de pós-graduação pode beneficiar escolas públicas de Poços de Caldas

1 perfilO ex- aluno do curso de pós-graduação em Mídias e Educação do IFSULDEMINAS - Campus Passos, Johnny Ribeiro, está fazendo o que a maioria dos professores-orientadores almeja: levar adiante aquele projeto que foi desenvolvido durante o trabalho de conclusão de curso.

Por três meses, Johnny, que é professor de História em Poços de Caldas e Palmeiral (distrito de Botelhos/MG), elaborou um jogo sobre mitologia grega, o qual contém um livro de regras e conteúdos ligados ao tema em questão, sendo que os personagens foram representados em pouco mais de 100 cartas.

O objetivo do jogo é servir como ferramenta didática, agregando vários personagens e suas principais características nas cartas elaboradas. O projeto “Cosmogonia grega - ensino de história e os jogos na sua construção prática", orientado pelo professor Rodrigo Cardoso Soares de Araújo, contou com a colaboração de estudantes do 6º ano da escola estadual Afonso Romão de Siqueira (Palmeiral) e também da turma da educação integral da escola estadual Davi Campista (Poços de Caldas).

“Desde minha graduação venho estudando formas significativas de ensinar, fugindo dos métodos tradicionais que quase nunca exigem mais do que mera memorização de fatos e nomes. E, ao iniciar minha pós-graduação no IF, pude desenvolver a questão dos jogos na sua construção prática. Nossa intenção, e também um desafio, é a de aproximar o universo simbólico desses estudantes, por meio de jogos desenvolvidos colaborativamente e em consonância aos objetivos do ensino de história”, destacou o docente.

Agora, os planos de Johnny envolvem, entre outros, capacitação de professores (sobre metodologias ativas e jogos educativos), palestras aos estudantes e a criação de novos jogos. “Queremos levar o conceito de jogos educativos para ao menos seis escolas públicas da cidade. Desejamos ainda convidar os estudantes a criarem três novos protótipos de jogos tematizados em acervos aqui da cidade. Ao1 46489536 363490590884765 2333502422506274816 n final dessas atividades, pretendemos que o melhor dos três protótipos analógicos seja programado por uma equipe especializada em desenvolvimento de softwares”.

Dessa forma, o pesquisador pretende lançar a versão do projeto em formato digital, a fim de que possa ser jogado também no computador e até mesmo nos smartphones. “A migração para o modelo digital demanda aporte financeiro considerável e, portanto, tenho buscado parcerias para o financiamento do projeto. A equipe que me acompanha envolve profissionais da educação e programadores. Logo deveremos dar início à divulgação do cronograma de atividades”.

O professor Rodrigo, orientador do Johnny, comentou a iniciativa do ex- aluno com bastante orgulho. “O trabalho desenvolvido pelo Johnny é bastante interessante pela perspectiva lúdica que ele explora para o ensino de História, sendo essa uma tendência crescente nesse campo de investigação. Seu Trabalho de Conclusão de Curso apresentou positivos resultados no desenvolvimento de um jogo junto a alunos do ensino Fundamental. Espero que ele possa dar continuidade a esse trabalho em uma escala maior”.

Ascom/ IFSULDEMINAS - Campus Passos

01/02/2019