Ações da Enfermagem

Ato pela vida

46508842 2474841362555932 6495272058123976704 nNo dia 21 de novembro, os estudantes e professores do curso Técnico em Enfermagem do Campus Passos realizaram, no centro da cidade, um “Ato pela Vida”, com a proposta de trabalhar a valorização à vida e a prevenção ao suicídio.

Durante a atividade, alguns alunos distribuíram abraços de esperança e amor grátis e outros distribuíram frases com reforços positivos, como  “Não desista do amor”, “Vá em frente, sempre há uma chance de você tropeçar em algo maravilhoso”. Dessa forma, segundo a professora Andréa Cristina Alves, eles incentivavam os transeuntes a refletirem sobre “a importância que a vida tem para as pessoas, que há momentos de dificuldades e que a melhor forma de alívio é procurar ajuda e falar de suas angústias e tristezas”.

Além disso, foi feita uma dança circular com a terapeuta holística Doula Tainara Cândida Silva, a fim de internalizar movimentos, liberar a mente, o coração, o corpo e o espírito. “Foi muito positivo o evento. Diversas vezes, muitas pessoas colocaram que o dia delas seria melhor pelo fato do abraço e frase recebida e pelo fato de ter participado da roda onde harmonizou sua mente”, destacou Andrea.

Ainda conforme a docente, a prevenção do suicídio não se limita à rede de saúde, ela deve ir além, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio. A prevenção deve ser também um movimento que leve em consideração os aspectos biológico, psicológico, político, social e cultural, no qual o indivíduo é considerado como um todo em sua complexidade.

Visita técnica ao CAPS de São Sebastião do Paraíso46506251 2477012755672126 7328286187863408640 n

Em 22 de novembro, os alunos do curso Técnico em Enfermagem foram até São Sebastião do Paraíso, acompanhados das professoras Andréa Cristina Alves e Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro,  para conhecerem o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil. O local é ponto de atenção estratégico da RAPS, que opera com serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar, realizando prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental. O espaço também é destinado a criança e adolescente, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Na ocasião, foi realizado acompanhamento de toda prática do serviço. Os alunos participaram dos grupos e oficinas terapêuticas e aprenderam estratégias de cuidado, interação e socialização.

Textos: Andrea Alves

Revisão: Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos