Festival de MPB

Movimento Tropicalista é tema da segunda edição do Festival Estudantil de Interpretação de MPB

DSC 0089Na última sexta, 15 instituições de ensino da cidade e região se reuniram no IFSULDEMINAS – Campus Passos para o Festival Estudantil de Interpretação de MPB. Organizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Passos, a Superintendência Regional de Ensino e a Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Passos, o Festival busca difundir a música MPB entre estudantes, contribuindo para o enriquecimento da cultura e repertório desse público.

O evento atraiu grande público, composto pelos participantes, familiares, amigos, diretores de escola, servidores e comunidade acadêmica. Quem não pôde comparecer, teve a oportunidade de acompanhar o Festival pela Rádio educativa do Campus Passos, a Federal FM. “Todos ganharam muito com isso. Pela oportunidade dos estudantes de Produção Publicitária vivenciarem na prática o que é o rádio. Para a comunidade, é ouvir e conhecer músicas de qualidade”, destacou o coordenador da Federal FM, professor Tiago Nunes Severino.

Para a estudante Mariah Santos, do Colégio Del Rey, uma das intérpretes da canção Balada doDSC 0058 Louco, ser a primeira escola a se apresentar gera uma ansiedade maior, mas o que importa mesmo é a experiência de participar do Festival com uma banda, pois até então a aluna havia atuado sozinha no palco. “Foi diferente e divertido desde os ensaios, especialmente porque fiz amizades com colegas de outras séries. Superou nossas expectativas”.

Estefani Silveira, da E. E. Noraldino de Lima, de Fortaleza de Minas, que escolheu apresentar a música Vamos Fugir, também curtiu o evento e os preparativos. “Foi uma coisa nova, legal. Os professores nos ajudaram, assistiram aos ensaios. Para mim, divertir é o mais importante”.

PREMIAÇÃO

Das quinze escolas participantes, cinco foram selecionadas pelos jurados, que levaram em consideração qualidade de voz, afinação, interpretação e presença de palco.

DSC 0839O primeiro lugar ficou para a escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves, que interpretou a música Fio Maravilha. Para a diretora Fernanda Vilela Alves Faria, vencer o Festival é motivo de muito orgulho, mas também é uma mistura de emoção. “Tudo isso é sinônimo de muito trabalho e talento. Víamos nossos alunos, já nos ensaios, se dedicando, se revelando, dizendo que estão aí pra dar show mesmo”.

Para a jurada Maria das Graças Souza Santos, o projeto valeria acontecer várias vezes por ano, em razão da quantidade de candidato talentoso. “Hoje comemoro meu aniversário de 70 anos e foi muito emocionante. Achei lindo o repertório, de muito bom gosto. Encontrei pessoas conhecidas e gostei de ver a juventude que, em meio aos dias que vivemos, partindo para a cultura, para uma coisa boa”.

Está é a segunda vez que a estudante de Produção Publicitária, Flávia Zaparoli, atua na organização do Festival e, segundo ela, é uma “experiência incrível, pois o IF recebe pessoas de fora, que vêm conhecer a estrutura, saem falando bem e muitos até passDSC 00151am a estudar aqui por conta do evento”.

Fazendo um balanço ao final da noite, a idealizadora do projeto, professora Heliza Faria, considerou que “foi tudo emocionante e de uma qualidade fantástica”. Ainda segundo ela, “é bom ver estes meninos tão novos e com talento aflorado. Procuramos sempre organizar da melhor forma”.

Confira todas as fotos no Facebook do Campus Passos!

Classificação

1º lugar - Escola Estadual Dr Tancredo de Almeida Neves - Fio Maravilha