4º Encomp

Quarta edição do Encontro da Computação prioriza prática e contato com mercado de trabalho

1 DSC 0027Um momento para trocar experiências e conhecer as novidades da área de Informática, Eletrônica e Robótica. Esses são os objetivos do 4º Encontro da Computação, evento organizado pelos estudantes e professores do curso Bacharelado em Ciência da Computação do Campus Passos nos dias 22 a 24 de outubro.

A programação, aberta à comunidade acadêmica, combinou palestras, apresentações de projetos de iniciação científica e minicursos. Participante do minicurso de Fibra Óptica, o estudante Luan Aguiar Borges, que pensa em trabalhar com redes, aprovou a forma como a capacitação foi oferecida. “Tive contato com alguns cabos de Fibra Óptica nas aulas de Redes I, porém estudamos apenas algumas características e propriedades mais voltadas para a teoria, nada prático ou tão avançado quanto este, de Fusão de Fibra Óptica”.

A colega do Técnico Integrado ao Ensino Médio, Larissa Oliveira Duarte, também destacou o contato com disciplinas extracurriculares. “Essa é minha primeira vez participando do Encomp, achei muito interessante, pois, nós alunos do técnico integrado, não temos muitas oportunidades para ampliar nossos conhecimentos e o evento nos dá essa oportunidade”.43678739 1901773653269103 1601717592442011648 o

Pensando em garantir ainda mais um contato efetivo com o mercado de trabalho e, dessa forma, atrair mais a atenção dos alunos, a organização do Encomp convidou empresas de São Paulo que já atuam há um tempo no ramo de desenvolvimento de softwares e aplicativos móveis.

O Renato Rodrigues Mariano, do 6º período de Ciência da Computação, aprovou a iniciativa, já que ele pôde aprender sobre a forma de se utilizar itens direto dos próprios fornecedores. “A forma como explicam, a simplicidade, nos dá um vislumbre de que, quando começarmos a atuar na área, saberemos que temos muitas ferramentas e que precisaremos então saber como procurá-las e usá-las corretamente”.

João Batista de Souza Neto, estudante e integrante da comissão organizadora, ficou satisfeito com o resultado do evento, ressaltando o tema das palestras, a infraestrutura e o envolvimento de todos. “Foi um evento bem significativo, com boa participação dos estudantes, professores e empresas convidadas”.

Realizar um evento em que tudo é pensado e organizado pelos alunos e para os alunos é gratificante mas também demanda bastante planejamento. O coordenador do curso, professor Vinícius Alves Silva, comentou que o público presente nas palestras e minicursos vem crescendo a cada ano e isso dá ânimo para a próxima edição. "Para o Encomp do ano que vem, iremos chamar mais empresas e também convidaremos ex-alunos nossos para ministrar palestras".

Veja mais fotos do evento no Facebook do campus!

Confira como foi a edição do ano passado!

Fotos: Fernanda Lima e Helena Madeira

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

24/10/2018

4º Encontro da Computação

De 22 a 24 de outubro, o IFSULDEMINAS - Campus Passos realizará a quarta edição do Encontro da Computação (Encomp). Organizado pelos estudantes e professores do curso Bacharelado em Ciência da Computação, o evento proporciona troca de conhecimento e experiências por meio de minicursos e palestras.

O encontro é aberto para qualquer pessoa que se interesse por tecnologia, eletrônica, informática, robótica e queira complementar a formação profissional e acadêmica na área da Ciência da Computação.

Para participar, basta acessar a página do Encomp, criar um usuário e então realizar as inscrições para o evento e as atividades.

Confira como foi a edição do ano passado!

Ascom/IFSULDEMINAS - Campus Passos

17/10/2018